Dr. Arnaldo Rosenthal

Tels: (11) 3661-8182 / (11) 3661-9183
Av. Angélica, 2163 - conj. 103
CEP: 01227-200
Higienópolis - São Paulo - SP

Leite, Ovos, Amendoins, etc.
Dores, Queimação, etc.
Dores e Sangramentos
Dores, Náuseas, Vômitos
Sangramento, dores

Gastrites

Descrição: 

A gastrite é uma doença inflamatória do tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Essa inflamação desenvolve-se como uma resposta normal do organismo quando ocorre uma agressão à sua integridade. Essa agressão que desencadeia o processo, pode ser aguda ou crônica e de acordo com seus tipos, podemos classificar em diversas formas de gastrite.

Sintomas: 

Uma leve azia, que vai se tornando frequente e mais intensa, obrigado-o a ir ao médico.
Além das dores e queimação, estão entre os sintomas, eructações (arrotos), perda de apetite, náuseas, sensação de estômago cheio e vômitos. Nas formas mais graves, podem ocorrer hemorragias e vômitos com sangue.

Exames e Diagnóstico: 

No caso da gastrite aguda, os exames são desnecessários baseando-se no histórico clínico. Na suspeita de complicações, como as hemorragias, uma endoscopia digestiva é o exame mais indicado. A endoscopia é um exame que permite enxergar diretamente a mucosa, mostrando alterações sugestivas de algum tipo de gastrite.
Entretanto, 40% dos casos de gastrite crônica nada mostram.
Se a doença for uma gastrite crônica é essencial um exame de fragmentos da mucosa do estomago. Pode ser colhido com o auxílio de uma pinça de biópsia que passa através do próprio endoscópio e depois analisada para comprovar o disgnóstico.