Dr. Arnaldo Rosenthal

Tels: (11) 3661-8182 / (11) 3661-9183
Av. Angélica, 2163 - conj. 103
CEP: 01227-200
Higienópolis - São Paulo - SP

Leite, Ovos, Amendoins, etc.
Dores, Queimação, etc.
Dores e Sangramentos
Dores, Náuseas, Vômitos
Sangramento, dores

Mau hálito (halitose)

Descrição: 

Alguns pensam, imaginam ou houve falar que o mau hálito é gerado pelo estômago. Porém uma porcentagem importante das causas da halitose são de ordem bucal principalmente os periodontais.
Patologias ligadas a otorrinolaringologia,tais como as sinusites podem ser causa de mal hálito.
Porém não pode ser descartada a hipótese do paciente ter problemas de refluxo gástrico ou que esteja passando por longos períodos de jejum, o que facilita na formação da saburra lingual. Intestino preso, hérnia de hiato ou disfunção renal grave também podem proporcionar a halitose, bem como a presença do Helicobacter Pylori.
O mau hálito matinal não é, no entanto, considerado um problema, pois é fisiológico, presente em 100% da população. Ele acontece devido a leve hipoglicemia, a redução fluxo salivar durante o sono, além do aumento da flora bacteriana anaeróbia proteolítica. Esses micro-organismos atuam sobre a descamação natural da mucosa bucal e sobre proteínas da própria saliva, gerando componentes de cheiro desagradável (chamados de compostos sulfurados voláteis ou CSV).
Esta halitose matinal, no entanto deve desaparecer após a higiene dos dentes (com fio dental e escova), da língua e após a primeira refeição da manhã, caso contrário, pode realmente ser considerada mau hálito. A melhor coisa a fazer é procurar um profissional que possa diagnosticar a origem do problema.